África: no Sudão do Sul tem a primeira edição da Bíblia em língua Pazande

foto: Diocese de Tombura-Yambio

por André Guerra


No mês de setembro, que para a Igreja do Brasil é o Mês da Bíblia, divulgamos uma notícia muito importante para a África e os cristãos africanos. A primeira edição da Bíblia na língua regional “Pazande”, idioma local do Sudão do Sul, foi apresentada no dia 14 de setembro na Diocese de Tombura-Yambio.

Este é um marco histórico para a Diocese, que existe há mais de cem anos. Como apurou a Agência Fides, o evento aconteceu por ocasião do sexto aniversário da morte de Dom Joseph Gasi Abangite, o primeiro Bispo a ser incardinado na Diocese de Tombura-Yambio.

O evento foi intitulado, retomando o versículo bíblico, “Tua Palavra é lâmpada para os meus passos, luz para o meu caminho”. Em sua carta pastoral, Dom Eduardo Hiiboro, atual Bispo da Diocese do Sudão do Sul, destacou a importância que esta edição da Sagrada Escritura cobre para mais de quatro milhões de fiéis que falam a língua Pazande no Sudão do Sul, na República Democrática do Congo e na República Centro-Africana.

“Meu desejo, como Ordinário da Diocese Católica de Tombura-Yambio, é celebrar, estudar, divulgar e viver a Palavra de Deus para que se torne o foco de todos os aspectos da vida. Esperamos que a Bíblia se torne uma referência e uma linfa para a vida de todos os fiéis e para a Igreja de Tombura-Yambio, que continua a celebrar, ler, rezar e compartilhar a Palavra de Deus”, disse Dom Eduardo Hiiboro.

Fonte: Agência Fides


Inscreva-se e receba a newsletter

[dinamize-form 404 "Not Found"]

seu apoio vale muito, assine a revista Mundo e Missão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *