Missionário comboniano é nomeado bispo em Sudão do Sul

Papa Francisco nomeou padre Christian Carlassare, um jovem missionário comboniano como o novo bispo de Rumbek (Sudão do Sul)

(credit: Vatican News)

Padre Christian Carlassare, um jovem missionário comboniano, é nomeado pelo Papa Francisco como o novo bispo de Rumbek (Sudão do Sul). A sala da Imprensa do Vaticano comunicou no dia 8 de março a nomeação.

Padre Carlassare: bispo jovem para uma Igreja jovem

Padre Carlassare, 43 anos, de origem italiana (Schio, Vicenza) está entre os bispos mais jovens na Igreja católica, foi ordenado sacerdote em de 4 setembro de 2004. Um ano depois foi destinado ao Sudão, para aprender a língua Nuer.

Durante a entrevista com a Corriere della Serra, padre Carlassare fala sobre o desafio de ser o bispo mais jovem na Igreja:

“Para falar a verdade, eu não sabia, mas estou feliz com isso, é uma grande oportunidade que o Senhor me ofereceu. Mas ser jovem aqui é um aspecto importante, visto que mais da metade dos cidadãos do país tem menos de 18 anos. Nesse sentido, acho que um jovem pode dar uma grande contribuição. Também vivemos em ambientes muito difíceis com espaços amplos, muito calor, muitos mosquitos e talvez um jovem se adapte mais facilmente”.

padre Christian Carlassare

LEIA MAIS: ÁFRICA: NO SUDÃO DO SUL TEM A PRIMEIRA EDIÇÃO DA BÍBLIA EM LÍNGUA PAZANDE


A diocese de Rumbek, localizada no sul do páis, também é “jovem”, foi erigida em 1975, o território tem cerca de um milhão e meio de habitantes e pouco mais de 180 mil batizados.

Sudão do Sul é o país africano mais jovem, nascido da separação do Sudão em 9 de julho de 2011.

Desafios e caminhos

Padre Carlassare trabalhou na diocese de Malakal como vigário-geral há cerca de um ano, depois de ter trabalhado na primeira evangelização entre o povo Nuer e na formação de jovens candidatos missionários em Juba.

Em seus comentários na entrevista, padre Carlassare disse que é um país de “primeira evangelização”.

Segundo o missionário comboniano, o papel da Igreja no território será um trabalho de apoiar um caminho de reconciliação e paz dentro uma realidade de conflito que desde os anos noventa gerou difíceis situações de pobreza.


seu apoio vale muito, assine a revista Mundo e Missão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *