Filipinas: despensas comunitárias de rua para ajudar os pobres

Despensas comunitárias de rua estão montadas pelos voluntários nas Filipinas para evitar que os pobres passassem fome durante a pandemia

(credit: CBCP News)

Despensas comunitárias de rua estão montadas pelos voluntários na região metropolitana de Manila nas Filipinas, mas também nas outras províncias do país para evitar que os pobres passassem fome durante a pandemia de Covid-19.

DESPENSAS SOLIDÁRIAS

As “despensas comunitárias de rua” na verdade é uma mesa simples que permite pessoas deixarem doações e depois, os mais necessitados podem escolher livremente e levar para casa itens como alimentos e outros bens essenciais.

(credit: CBCP News)

A iniciativa começou pela Patricia Non, residente da comunidade Maginhawa na cidade de Quezon. Em menos de uma semana, Non disse que a despensa em sua comunidade atendeu cerca de 3.000 pessoas.

No local das doações, está colocada uma placa “Pega segunda à necessidade, doe segunda a capacidade”, indica a importância da solidariedade e sensibilidade para com os outros.


LEIA TAMBÉM: PADRE CARRARA (PIME), FILIPINAS: “QUANTAS GRAÇAS EXPERIMENTAMOS DENTRO DA PANDEMIA”


APOIO DA IGREJA

A CBCP News relatou que algumas paróquias seguiram a iniciativa, na diocese de Kalookan, um grupo de jovens e o pessoal da catedral também colocaram uma despensa de rua na Catedral de San Roque durante a cerimônia de abertura da porta de jubileu em celebração do 500 anos do cristianismo nas Filipinas. O bispo Pablo Virgilio David pediu a outras paróquias que fizessem o mesmo.

(credit: CBCP News) Dom Pablo Virgílio David na abertura da despensa de rua da catedral

Dom Broderick Pabillo, administrador da Arquidiocese de Manila, disse que a iniciativa é uma “maneira muito boa de espalhar generosidade e bayanihan’ (atitude de heroísmo e solidariedade) entre nós”.

A Caritas Filipinas, braço de ação social da Igreja, disse que a disseminação de despensas de rua mostra que a bondade e a compaixão nunca param, mesmo “em um momento em que a pobreza é mais visível”.


seu apoio vale muito, assine a revista Mundo e Missão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *