Aniversário da beatificação do bem-aventurado Clemente Vismara é comemorado na Itália

Celebrada uma missa solene na ocasião do 10º aniversário da beatificação do bem-aventurado Clemente Vismara, missionário do PIME no Mianmar

No dia 15 de junho foi celebrada uma missa solene na ocasião do 10º aniversário da beatificação do bem-aventurado Clemente Vismara. A missa foi presidida por Dom Mário Delpini, arcebispo de Milão, na Paróquia Santo Eusebio em Agrate. Estavam presentes os missionários e seminaristas do PIME, alguns sacerdotes do clero local, autoridades civis e paroquianos.

Padre Clemente, perseverante nas dificuldades

Durante a homilia, Dom Delpini destacou as dificuldades e hostilidades que a Igreja enfrenta hoje, motivos que podem desanimar os cristãos, mas o arcebispo disse:

Quem conheceu Jesus, que acreditou nele, não pode renunciar à missão, não podemos renunciar a anunciar o Evangelho, ai de nós se não o anunciarmos.

Dom Mário Delpini (foto: chiesadimilano.it)

Dom Delpini comentou ainda que o beato Clemente Vismara não se deixou desolar pelas fadigas e dificuldades que encontrou na missão.


LEIA TAMBÉM: FELICE TANTARDINI: O MISSIONÁRIO FELIZ


Palavras do Papa

O Papa Francisco enviou uma carta como expressão de sua solidariedade para com a comunidade. Na carta, o Papa disse que o evento da beatificação destacou que o padre Vismara, o seu testemunho cristão, especialmente como missionário do PIME em Mianmar, foi tão extraordinário e singular que poderia ser apontado como modelo para toda a Igreja:

O bem-aventurado Clemente foi um religioso manso, cordial e otimista, sempre confiante na Providência Divina. Ele era animado pelo desejo de se doar aos outros, o que o empurrava para os contextos mais periféricos onde recolhia os descartados pela sociedade. Sua figura sacerdotal e apóstola é atual.

Proclamado bem-aventurado há dez anos

Padre Clemente Vismara, originário de Agrate (uma cidade perto de Milão), foi ordenado sacerdote do PIME em maio de 1923, partiu imediatamente para o Mianmar onde havia fundado comunidades cristãs.

Seminaristas do PIME e Dom Delpini em pose junto com a estatua do Bem-aventurado Vismara

Padre Clemente Vismara, falecido em 15 de junho de 1988 com 91 anos, ele é considerado “patriarca” do Mianmar por ter evangelizado o país onde foi missionário por mais de 60 anos, dedicou grande parte de sua vida aos pobres sobretudo às crianças abandonadas . O missionário do PIME foi beatificado no dia 26 de junho de 2011 na catedral de Milão.

foto: chiesadimilano.it


doação ou assinatura mundo e missão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *