DNJ 2021: “Que todos sejam um!” (Jo 17,21)

Todos os anos somos convidados a celebrar o Dia Nacional da juventude, o DNJ. Em cada ano, um tema é proposto pelos jovens da coordenação nacional de jovens, da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude – CEPJ da CNBB, que é composta por representantes das várias expressões juvenis.

Eles elaboram um subsídio com vários temas para que os grupos juvenis possam se aprofundar e depois juntos em um dia determinado pelo setor diocesano de juventude e seu bispo celebrar o DNJ.

O foco principal do DNJ é  celebrar a unidade e a vida de todas as juventudes diocesanas. O DNJ propõe a discussão e reflexão sobre um tema relacionado à vida da juventude.


LEIA TAMBÉM: PELA PRIMEIRA VEZ A IGREJA COMEMORA O DIA DA ÍNDIA CRISTÃ


A ideia é que os temas e lemas deem sequência às reflexões iniciadas com a Campanha da Fraternidade, e que nortearam as atividades permanentes do Setor Juventude da CNBB (Semana da Cidadania e do Estudante).

Nesse ano de 2021, os jovens da coordenação trouxeram o lema “Que sejam um!” (Jo 17,21). Para Dom Nelson Francelino, Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB, esse lema é um convite à unidade, para que sejamos um em Cristo para que todos os jovens tenham vida.

“A vida é um dom precioso, e nesse tempo de pandemia que estamos vivendo os jovens são chamados a serem guardiões da vida”.

DOM NELSON FRANCELINO, ARCEBISPO DE VALENÇA – PRESIDENTE DA COMISSÃO PARA A JUVENTUDE.
Campanha realizada em 2020 devido à Pandemia.

Quando surgiu o Dia Nacional da Juventude?

O Dia Nacional da Juventude (DNJ) surgiu em 1985 (Ano Internacional da Juventude, ONU) como uma atividade permanente da CNBB que é realizada nas dioceses de todo o país.

Com total apoio dos pastores de nossa Igreja, o DNJ quer celebrar a vida dos jovens de forma alegre, descontraída e comprometida com a realidade social em que vivem, tendo como base a Pessoa e a Mensagem de Jesus Cristo. Essa data é celebrada no terceiro domingo do mês de outubro, junto com o Dia Mundial para as Missões.


LEIA TAMBÉM: VOCAÇÕES SACERDOTAIS NAS PERIFERIAS DO MUNDO


O cartaz oficial do DNJ 2021

Todos os anos a Comissão para a Juventude através da sua equipe de Comunicação disponibiliza o cartaz oficial e o subsídio do Dia Nacional da Juventude – DNJ. 

Buscando a comunhão e a unidade, pilares da fé, através da arte expressamos a Beleza da Juventude dando aos jovens o protagonismo da ação. Sendo assim os cartazes já foram protagonizados por jovens das mais diversas regiões do Brasil.

Para este ano de 2021 o Cartaz Oficial do DNJ 2021 que foi lançado no dia 10, foi pensado e confeccionado pela equipe de comunicação da Comunidade Kadosh, expressão pertencente às Novas Comunidades, que contaram um pouco sobre o processo de inspiração da arte:

Processo de criação

O desafio era expressar esta unidade em um design funcional, autêntico, atrativo e expressivo que remetesse à juventude, esperança e a vida, a fim de melhor comunicar do Dia Nacional da Juventude 2021 no Brasil.

Em uma das cartas de Paulo podemos encontrar este trecho: “Há diversidade de serviços, mas o Senhor é o mesmo; e há diversos modos de agir, mas é o mesmo Deus que realiza tudo em todos” (1 Cor 12, 4-6).

A definição do Apóstolo sobre unidade aqui insiste em juntar palavras que são, aparentemente, opostas: Diversidade e o mesmo, diversos e um só. Assim se firma a Unidade no plano de Deus

Para os membros da comunidade, a composição do cartaz resulta em um misto de cores e formas vibrantes, alegres e vivas. “O todo parece estar em ‘movimento’ expressando assim o convite do Evangelho a todos os jovens de não entregarem suas vidas à paralisia ilusória deste mundo, mas vivendo no movimento do Espírito Santo, usufruir das dádivas que unidade traz. Esperamos ter contribuído positivamente com a Igreja do Brasil. Tudo foi elaborado com zelo e dedicação”. 

Você pode fazer o download do Cartaz Oficial do Dia Nacional da Juventude 2021 acessando| jovensconectados.org.br/dnj 

Por redação Mundo e Missão com informações da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude (CEPJ) – CNBB

doação ou assinatura mundo e missão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *