IAM: Vocação, um chamado a ser respondido!

Neste encontro falaremos um pouco sobre Vocação: um chamado a ser respondido, também é um chamado à profissão. Um chamado a ser médico, policial, bombeiro, motorista, engenheiro… São tantas as profissões a uma das quais cada um é chamado…

O sentir-se chamado é o ponto de partida para cada uma delas; é um chamado de Deus, é dizer sim para servir mais livremente os irmãos, em especial os pobres.

A oração vocacional abaixo nos acompanhará em todos os encontros e será também nosso compromisso pessoal para rezar, todas as noites:

Nossa Oração: Senhor da messe e pastor do rebanho, faz ressoar em nossos ouvidos o teu forte convite: “Vem e segue-me”! Derrama sobre nós o teu Espírito, que Ele nos dê sabedoria para ver o caminho e generosidade para seguir a tua voz. Senhor, que a messe não se perca por falta de operários. Desperta as nossas comunidades para a missão. Que a nossa vida seja serviço. Fortalece os que querem dedicar-se ao Reino, na vida consagrada e religiosa.

Senhor que o rebanho não pereça por falta de pastores. Sustenta a fidelidade dos nossos bispos, padres e ministros. Dá perseverança aos nossos seminaristas. Desperta o coração dos nossos jovens para o ministério pastoral na tua Igreja. Senhor da messe e pastor do rebanho, chama-nos para o serviço do teu povo. Maria, mãe da Igreja, modelo dos servidores do Evangelho, ajuda-nos a responder SIM. Amém.

Nossos compromissos: Rezar por todas as vocações em família e/ou comunidade

Pessoal: Rezar por todas as vocações em família e/ou comunidade

Comunitário: Conversar com um ou mais adultos sobre a  sua descoberta vocacional.

Além-fronteiras: Procurar saber como os jovens de outros continentes vivem suas vocações. Como foi o processo de descoberta e relacionamento com Deus? Rezar por todos os jovens do mundo que estão em discernimento vocacional, para que se sintam livres na escolha.


LEIA TAMBÉM: IAM: BÍBLIA, CAMINHO DE ESPERANÇA


Realidade Missionária: Vocação, um ato de liberdade!

(levar revistas e jornais para recortar e montar um painel com as diferentes vocações)

A vocação seja ela qual for, parte do princípio que devemos ser livres para fazer a escolha certa. O que iremos ser é o nosso coração que irá nos conduzir, inspirado pelo Espírito Santo. Vamos ver quantos tipos de vocação conhecemos e sabemos o que fazem, e o que tem de bonito em cada uma delas. Pois, independente do caminho escolhido, vocação, um chamado a ser respondido!

“De todas as crianças do mundo, sempre amigos!”

Espiritualidade Missionária: “Fala, Senhor, teu servo escuta!”

É o momento da espiritualidade; por isso, vamos nos dedicar à meditação da Palavra e também falar sobre como Deus pode chamar cada um de nós. Um exemplo bonito de vocação é a do pequeno Samuel, que se mostra pronto para servir, mesmo não sabendo ainda quem é o Senhor.

Vamos ler o texto e meditar: 1 Samuel 3,1-10. Sobre o que fala o texto? O que a Palavra diz para mim? O que a Palavra me leva a dizer a Deus? Qual compromisso assumir? Partilhar com o grupo o que mais chamou a atenção.

Compromisso Missionário: Quem é chamado e também enviado!

Na Igreja, muitas pessoas são chamadas a viver vocações específicas. Algumas delas são: Sacerdotal: Chamado de Deus a pastorear e formar o povo; Familiar: Chamado de Deus a imitar Cristo; Leiga: Chamado de Deus para o serviço de doação em vários ministérios, sendo apóstolo, discípulo e missionário de Jesus.

Preparar juntos, uma entrevista com uma das vocações acima e que deve ser apresentada no último encontro ( se possível, convidar a pessoa a participar).

Vida de Grupo: Nós somos chamados!

Nós, da IAM, também somos chamado a testemunhar a missão de Jesus. Por isso, devemos vivenciar muito bem nosso carisma, pois ele irá nos ajudar a crescer e a escolher a vocação a seguir. Escutar o testemunho, para festejarmos juntos as vocações também nos ajudar muito.

Saiba mais sobre a Infância e Adolescência Missionária.

Por Miriângela (Leka) Paim

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *