A morte de João Batista

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Marcos 6,14-29

J
esus iniciou sua vida pública e as pessoas ficaram surpreendidas pelos gestos, pelas palavras, e se perguntavam quem era aquele homem. Cada um encontrava a sua própria resposta, independentemente do ambiente de pertença e das coisas nas quais acreditava. O povo, por exemplo, que estava esperando a vinda do Messias, achava que fosse João, ou Elias (874-841 a. C.).  Ou, outro profeta do Antigo Testamento. Elias havia lutado contra a difusão do culto do ídolo Baal em Israel. Foi elevado ao céu em um carro de fogo (2 Reis 2,11), e a Bíblia diz que ele voltaria na época messiânica (Macabeus 3,23-24; Eclesiástico 48,10-11). O povo esperava também a volta de outros profetas, como Enoque, Moisés e Jeremias.

Quem foi João Batista?

Era primo de Jesus, filho de Isabel e do sacerdote Zacarias. Seu nascimento e sua missão foram preanunciadas pelo Senhor. Segundo Lucas, teria nascido em Ain Karim, a 8 quilômetros a sudoeste de Jerusalém. A sua pregação tinha um forte elo com as dos profetas, e poderia ser resumida em uma frase: “O Reino de Deus está próximo”. Ele, de fato, abre a estrada para Jesus Cristo, dizendo a todos que se convertam para preparar o espírito à chegada do Messias. Sinal exterior desta conversão é o batismo nas águas do rio Jordão.

Quem são os outros personagens?

Herodes era filho de Herodes Magno e tinha recebido em herança a Galileia e a Pereia (norte e centro-leste da Palestina). Herodes tinha sua residência em Tiberíades, na margem ocidental do lago homônimo, e convivia com Herodíades, esposa do seu irmão Herodes Filipe. A união ilegítima foi denunciada por Batista que, portanto, foi aprisionado. O evangelista Marcos reconstrói a paixão de João tendo como pano de fundo os relatos do Antigo Testamento (Ester aproveita do favor do rei persa Assuero para pedir a morte de Amã, primeiro-ministro e inimigo dos Judeus – Est 1,3; 2,17; 5, 3.6). O objetivo de Marcos é criar um paralelismo entre Jesus e João: também João é um homem reto e santo, injustamente condenado e morto. Mas não ressuscitará. Sua ressurreição é um boato popular. A história de Jesus não termina na sua morte, mas, ao invés, continua com o anúncio da ressurreição.

morte de João Batista 1

 

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
Telefone: (11) 5549-7295
Fax: (11) 5549-7257
Rua Joaquim Távora, 686
04015-011 Vila Mariana, São Paulo - SP