A decisão de mudar a data do evento histórico se deve à crise de saúde que está varrendo o país
por André Guerra
A celebração do 500º aniversário da chegada do Evangelho às Filipinas (1521-2021) foi prorrogada por um ano devido à pandemia do coronavírus. A decisão de mudar a data do evento histórico se deve à crise de saúde que está varrendo o país, anunciou Dom Pablo Virgilio David, presidente interino da Conferência Episcopal das Filipinas. “Devido à crise provocada pela pandemia Covid-19, foi necessário mudar o programa da nossa celebração dos 500 anos do Cristianismo, que se prolongará por um ano inteiro, até 2022”, acrescentou.
Os bispos filipinos decidiram que a data oficial da celebração será 17 de abril de 2022, domingo de Páscoa, quando será comemorada a primeira missa celebrada no arquipélago. 2022 será, portanto, o Ano da Missio Ad Gentes. A Comissão Histórica Nacional das Filipinas lembrou que o lugar da histórica Missa é a ilha de Limasawa, no sul de Leyte, em 31 de março de 1521.
Nos últimos dias, a diocese local de Maasin (sufragânea de Cebu) iniciou um relato 200 dias até ao 500º aniversário da histórica celebração eucarística, que teve lugar na sua ilha em 1521. A Igreja Católica comemora também o Primeiro Baptismo, que teve lugar a 14 de abril de 2021, um evento que será liderado pela Arquidiocese de Cebu, no sul de Cebu. Filipinas.
Fonte: Agência Fides
Adicionar Comentário