
Fraternidade e políticas públicas. Este foi o tema escolhido para ser trabalhado na Campanha da Fraternidade de 2019. Trata-se de uma iniciativa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para estimular a participação dos fiéis em Políticas Públicas, à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja, no fortalecimento da cidadania e do bem comum.
Como a temática envolve questões muitas vezes complexas, a CNBB disponibilizou uma formação online e gratuita para auxiliar a compreensão individual e comunitária sobre o tema e o lema propostos. O padre Paulo Renato, assessor político da CNBB, é quem conduz as reflexões – gravadas em vídeos. Ao todo, são 3 aulas que visam contextualizar o que é o poder público, os condicionantes nas políticas públicas e os valores cristãos embutidos na busca pelo bem comum.
Na primeira aula, de forma breve e didática, a reflexão aborda os papéis do Estado, do governo e dos cidadãos. Trata-se de uma breve introdução a alguns direitos fundamentais previstos na Constituição que precisam de políticas públicas para vigorarem de modo permanente.
A segunda aula propõe uma reflexão sobre a dimensão participativa dos cristãos na política. O assunto é tratado a partir do subsídio da Doutrina Social da Igreja, que dispensa qualquer bandeira ideológica e ensina, a exemplo de Cristo, a caminhar para relações mais solidárias e caridosas.
Por fim, a última etapa ressalta que “não são grupos ou bandeiras ideológicas que devem ocupar o centro das nossas preocupações no que diz respeito às políticas públicas, mas o ser humano”.
Todo o conteúdo pode ser acessado a partir de um breve cadastro no site da CNBB (disponível aqui).
1 Comentário
Gostaria de saber se haverá formação (Oficinas) para os professores em São Paulo na Faculdade São Camilo este ano.
Adicionar Comentário