Muros da gentileza

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Os habitantes de uma cidade do norte do Irã ajudam os desabrigados, oferecendo roupas a quem precise. A iniciativa, através dos meios sociais, contagiou todo o país.

Muros da gentileza (1)

Os muros não somente dividem, mas, às vezes, também unem. Se na Europa os muros de cimento ou de arame farpado se transformam em barreiras atrás das quais os europeus se entrincheiram, em outros lugares estão sendo utilizados de forma diferente. Muros alegres, coloridos, aos quais são penduradas roupas a serem oferecidas aos desabrigados.

Esta linda história vem de Mashhad, uma metrópole de 2,5 milhões de habitantes no norte do Irã. Certo dia, em dezembro de 2015, alguém bateu pregos num muro, onde dependurou cabides com um recado: “Se não precisar, deixa-o; se precisar, pega-o.” Em pouco tempo acumularam-se muitas blusas, meias, paletós etc.

A internet fez o restante. Os walls of kindness (muros da gentileza) começaram a despontar em muitas outras cidades. “Precisamos só de um muro, de um pouco de tinta colorida e de alguns cabides” é o apelo que partiu da rede e, assim, o muro da gentileza se difundiu em todo o país e em muitos outros países, chegando até ao Brasil.

“O nosso país é rico, mas aqueles que nos governam não se preocupam com os mais pobres. Por isso, é nosso dever de cidadãos assumir iniciativas de solidariedade”, escreveu um usuário do Facebook.

Segundo dados oficiais, no Irã há quinze mil moradores de rua, mas outras estatísticas dizem que esta cifra se refere apenas à capital, e o número total seria bem maior. Ultimamente, o presidente Hassan Rohani está se esforçando para tirar o país do isolamento internacional, mas o Irã ainda luta contra a recessão, os efeitos das sanções internacionais e com a ocupação de forças estrangeiras. Assim, são os cidadãos que enfrentam com criatividade a situação.

Além dos muros da gentileza, desponta nas ruas das cidades iranianas outra iniciativa: as “geladeiras solidárias”, nas quais é possível deixar alimentos aos moradores da rua.

“Os muros fazem nos pensar à distância” – é o comentário que acompanha uma foto postada no Instagram, postada pelo usuário @Parse_ir – “eles conseguiram fazer um milagre: aproximar as pessoas como nunca antes aconteceu”.

Lidia Cataldo

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
Telefone: (11) 5549-7295
Fax: (11) 5549-7257
Rua Joaquim Távora, 686
04015-011 Vila Mariana, São Paulo - SP