top of page

O Papa aos jovens: a verdadeira beleza é sempre fecunda, impele a sair de si

"Sei que vocês estão participando ativamente do Pacto Educativo Global, que lancei três anos atrás, como uma aliança aberta a todos com o objetivo de educar e nos educar na fraternidade universal", escreve Francisco aos jovens participantes do Pacto Educativo Global Ursulino, convidando-os para o encontro da Jornada Mundial da Juventude de Lisboa 2023.


Foto: Barbara Provenzano - unsplash

O Papa Francisco enviou uma mensagem, nesta sexta-feira (30/09), aos participantes do Pacto Educativo Global Ursulino.


Dirigindo-se aos jovens estudantes, o Pontífice ressalta no texto que ficou sabendo das iniciativas realizadas por eles, e das que estão planejadas para o futuro, "no que diz respeito à defesa do meio ambiente, a sustentabilidade, a fraternidade humana e a atenção aos mais pobres e vulneráveis". "Isso dá muita honra a vocês. Significa que vocês não estão "dormindo", mas são jovens espertos. Sei que vocês estão participando ativamente do Pacto Educativo Global, que lancei três anos atrás, como uma aliança aberta a todos com o objetivo de educar e nos educar na fraternidade universal", disse ainda Francisco.

Na mensagem, o Papa sublinha aos jovens duas coisas importantes, referindo-se à jovem Úrsula que inspirou muitas jovens, incluindo Angela Merici que, em seu nome, criou a obra educacional das Irmãs Ursulinas.

A primeira, diz respeito ao ser, e o Papa diz aos jovens para eles fazerem emergir sua beleza. Não a beleza "de acordo com a moda do mundo, mas a verdadeira". "Num mundo sufocado por tanta feiura, que vocês possam levar aquela beleza que sempre nos pertenceu, desde o primeiro momento de criação, quando Deus criou o homem à sua imagem semelhança, e viu que era muito bonito. Essa beleza deve ser espalhada e defendida. Por isso, convido vocês a fazerem um "pacto global da beleza" com todos os jovens do mundo, porque não há educação sem beleza", sublinha Francisco.

"A beleza da qual estamos falando não é aquela voltada para si mesma. Falamos daquela beleza que nunca desvanece porque é um reflexo da beleza divina: o nosso Deus é de fato inseparavelmente bom, verdadeiro e bonito, e a beleza é uma das formas privilegiadas para chegar até Ele", frisa o Pontífice.

A segunda coisa, é sobre o fazer. "A beleza que Jesus nos revelou é um esplendor que se comunica, que age. Uma beleza que se encarna a fim de compartilhar. Uma beleza que não tem medo de se sujar, de se desfigurar para ser fiel ao amor da qual é feita. Vocês não podem permanecer como "belos adormecidos". Vocês são chamados a agir, a fazerem alguma coisa. A verdadeira beleza é sempre fecunda, impele a sair de si mesmo e se mover. Até mesmo a contemplação de Deus não pode parar no gozo de sua visão, como pensavam os três discípulos no Monte Tabor no momento da Transfiguração de Jesus: "Como é bonito estar aqui! Façamos três tendas...". É preciso descer do monte e arregaçar as mangas", ressalta o Papa.

"Se os jovens não mudarem o mundo, quem mudará?", pergunta Francisco. Mas como fazer isso? "Defendendo a beleza desfigurada de tantos excluídos do mundo, abrindo-se ao acolhimento dos outros, especialmente dos vulneráveis e marginalizados, olhando o outro diferente de mim não como uma ameaça, mas como uma riqueza, e defendendo a beleza ferida da criação, protegendo os recursos de nossa Casa comum, adotando estilos de vida mais sóbrios e ecológicos", responde o Pontífice.

A este propósito, Francisco os convida a ler a mensagem que escreveu aos jovens que se reuniram, em Praga, na "Conferência da Juventude da UE" em julho deste ano. "Tenho certeza de que vocês também encontrarão mais estímulos para o seu compromisso", sublinha ele.

A seguir, o Papa marcou um encontro com os jovens na Jornada Mundial da juventude em Lisboa 2023, "que promete ser um grande sinal de esperança e beleza para todos os jovens do mundo". Que através da intercessão de Santa Úrsula, "Deus abençoe a todos vocês, seus educadores e seus projetos". Abençoe também "todos os estudantes do mundo, para que eles nunca parem de sonhar um mundo melhor", conclui Francisco.


Por Mariangela Jaguraba - Vatican News



Comments


bottom of page