Representantes das quatro Conferências Episcopais Católicas da Oceania aprovaram a documento final de trabalho publicado em outubro do ano passado sobre o Sínodo dos Bispos para uma Igreja Sinodal.
No último dia 29 de março a Federação das Conferências Episcopais Católicas da Oceania, que compreende: Austrália, Nova Zelândia, Pacífico e Papua Nova Guiné/Ilhas Salomão, anunciou a conclusão dos trabalhos previstos para a etapa continental do Sínodo.
Membros do grupo de discernimento e redação encarregado de redigir as respostas da Oceania se reuniram durante cinco dias do mês de janeiro para sintetizar os relatórios das quatro Conferências Episcopais e das Igrejas Orientais Católicas da Oceania respondendo ao Documento de Trabalho para a Etapa Continental. Em fevereiro, foi estudado o documento em Fiji, segundo a carta emitida pela Federação, “em uma atmosfera de oração e reflexão”.
Em seu comentário acerca da importância do trabalho, Dom Antony Randasso, presidente da Federação afirmou: ““Em muitos aspectos, ainda somos uma Igreja jovem aqui no Pacífico, mas somos parte integrante do Corpo de Cristo em todo o mundo”. E ainda, “ao lado de nossos irmãos e irmãs em Cristo de outras regiões do mundo, oferecemos nossas orações e reflexões compartilhadas para o diálogo internacional sobre comunhão, participação e missão na vida da Igreja.”
Dom Randasso entende que ainda há um longo caminho a percorrer neste sínodo, de forma especial pela Oceania, sendo uma região bastante diversificada, mas entende que o documento aprovado captura a “unidade na diversidade”.
Por Vatican News
Comments