Roteiro IAM

Para o assessor e coordenador

Olá, pessoal! Entramos no mês de maio e temos grandes compromissos a serem realizados. Celebrar os 174 anos da IAM no mundo e a 5ª Jornada Nacional da IAM no Brasil, com o tema: “IAM do Brasil a serviço da Missão na Oceania” e o lema: “Vocês são meus amigos” (Jo 15,14)”. É também o mês dedicado a Nossa Senhora e, por isso, vamos confiar a ela nossos afazeres.

Roteiro para a Celebração (Dentro ou fora da missa)

5 jornada nacional iamTema: IAM do Brasil a serviço da Missão na Oceania

Lema: “Vocês são meus amigos” (Jo 15,14)

Objetivo: nestas celebrações vamos refletir sobre a manifestação de Jesus em todos os povos e ter como protagonistas os “pequenos grandes missionários” a serviço da missão na Oceania.

Canto: Hino da IAM

Símbolos: cartazes e bandeira da IAM; imagens de São Francisco Xavier e Santa Teresinha; cofrinho missionário e tnt na cor azul, que representa a Oceania.

Oração inicial da IAM:

“Pela vossa Santa Infância, ó Jesus, compadecei-vos das pobres crianças que não vos conhecem. Protegei-as e enviai muitos missionários para que elas vos conheçam e tenham vida em abundância. Amém”!

Partilha dos compromissos: Como membros da IAM, somos missionários testemunhas da fraternidade e partilha; por isso, cada criança e adolescente fala sobre o que significou entrar na IAM e o que mudou em sua vida.

Palavra de Deus e reflexão: (Jo 15,14) – Todos de pé, vamos ouvir a leitura da Palavra de Deus e louvar por escolher os pequenos para a IAM.

 Atividade para reflexão: IAM participa do anúncio do Evangelho, “para fazer de Cristo o coração do mundo” (EG). Cada participante recebe um coração de papel e escreve o que gostaria de desejar ao mundo e em especial à Oceania. Em seguida, lê aos amigos e o cola no Caderno Missionário. O assessor, para concluir, fala sobre a realidade das crianças na Oceania (ou mostra imagens do continente).

Momento de consagração:

Música: Ardor Missionário

  • Entrega dos lenços com borda azul e escudos
  • Com velas nas mãos as crianças dizem: “Eu…….., membro da Infância e Adolescência Missionária nesta paróquia e no mundo, venho perante Deus e a esta comunidade de….., mais uma vez confirmar meu sim ao compromisso de anunciar Jesus Cristo a todas as crianças e adolescentes do mundo, sem distinção, de ser fiel à missão, consagrando a Nossa Senhora meus olhos para enxergar além das aparências, meus lábios para falar o que Deus quer, meus ouvidos para escutar sempre a Palavra do Senhor, minhas mãos para continuar estendendo-as aos mais necessitados, meus pés para seguir Jesus Cristo pobre e meu coração para amar e acolher a todos. Como vosso filho, zelai, ó Mãe, pelas crianças e adolescentes da Oceania, pelas quais estamos rezando por meio desta 5ª Jornada. Imploro vossa proteção e amparo sobre todas as crianças e adolescentes do mundo. Daí a todos o céu, onde esperamos continuar a amar-vos para todo o sempre. Amém!”

 

Entrega dos cofrinhos: Os cofrinhos são fruto do sacrifício de cada membro do grupo e tem por finalidade ajudar os projetos voltados para crianças e adolescentes do mundo. O gesto representa a abertura de nosso coração a todos e, de modo especial, aos mais necessitados. Este ano nosso compromisso é para os trabalhos realizados com crianças e adolescentes pobres da Oceania. Música ‘Somos da Infância Missionária’

Momento de coroação de Nossa Senhora: Encerrando o mês de maio e de comum acordo com o pároco e a equipe de liturgia, a IAM poderá assumir este momento. Poderá também fazer a consagração à Nossa Senhora, convidando as crianças da catequese para participar.

 

Adicionar Comentário

Seu endereço de e-mail está seguro conosco. Campos obrigatórios são marcados com *

Telefone: (11) 5549-7295
Fax: (11) 5549-7257
Rua Joaquim Távora, 686
04015-011 Vila Mariana, São Paulo - SP