
Pórtico da grande mesquita Kalyan, em Bucara, quinta cidade mais povoada do Uzbequistão | Fotos: Edoardo Walter Porzio
A região é berço da civilização bactriana, que desenvolveu uma síntese cultural de elementos indianos, persas e gregos. O seu filho Tamerlão (1336-1405), sonhando em rivalizar com Gêngis Khan (1162-1267), fez de Samarcanda o centro da dinastia timúrida, que influenciou toda a Ásia Central. A partir do século XVI, a região – antiga rota da seda – passou a ser chamada de Uzbequistão e a capital foi transferida para Bucara. Enfim, o país foi subjugado pela Rússia czarista. Após a Segunda Guerra Mundial, a capital voltou a Tashkent e o Estado transformou-se em República presidencialista. Libertou-se da União Soviética em 1991 e participa da ONU desde 1992.
O país parece emergir da Idade Média pela abundância de valiosos monumentos históricos. Mas apresenta notáveis progressos do ponto de vista social. Seu sistema educativo faz inveja: 97% da população é alfabetizada.
Os locais de maior interesse são: Samarcanda, com esplêndidas mesquitas e madrassas (escolas corânicas) recobertas de faianças multicoloridas; a cidade-fortaleza de Kiwa, que conserva muito bem seus monumentos históricos; Bucara, com 250 mil habitantes, repleta de tesouros arquitetônicos. Há ainda outros centros menores, ricos de cultura, como Urgenc, as necrópoles de Sha e Zindha, etc.
As estradas que ligam os vários centros são em geral confortáveis. O único grande espelho d’água é o Mar de Aral, com águas salobras, na divisa com o Cazaquistão, ao norte.
Os uzbeques têm características turcomanas e a língua nacional é a uzbeque. Tanto nas cidades como nas zonas rurais as pessoas são cordiais. O alimento não é muito picante e é bastante natural. Lá, quase não se vê o fundamentalismo religioso que existe nos países fronteiriços. Da população total, 94,2% são islamitas.
- Madrassa Kukeldash, localizada na capital Tashkent
- Roda de professores de uma escola Corânica (escola de estudos islâmicos), em Bucara
- Mercado em Bucara
- Muralha da cidade de Kiwa